uma tarde na Casa do Benin

É com alegria que convidamos a todos para juntarem-se a nós no sábado 5 de outubro de 2019. Preparamos uma série de atividades abertas ao público:

  • 12h – palestra-performance Caminhos de Maní (atividade gratuita)
  • das 12h às 16h – almoço com maniçoba (contribuição de 20 reais)
  • a partir das 14h – jogos de tradição africana – Aprenda a jogar Mancala! (atividade gratuita)

Os artistas-pesquisadores Lucas Feres e Lucas Lago convidam o músico Luciano Almeida para servir sua deliciosa maniçoba, tradicionalmente servida em seu restaurante, o Deu na Telha. A performance recria narrativas históricas a partir da mandioca, raiz nativa do território brasileiro, de suas implicações mitológicas e das utilizações gastronômicas estabelecidas a partir das relações luso-afro-ameríndias.  A mandioca se apresenta como um elemento significativo nos trânsitos entre Bahia e Benin, sendo que a inserção do cultivo e a utilização no território africano, por meio dos portos beninenses, implicou em uma significativa assimilação gastronômica, cultural e religiosa em grande parte do continente africano. 

Mancala: um jogo que atravessa o tempo e os lugares. Fonte da imagem: Fórum ludopedia.

Venha conhecer o jogo Mancala em um diálogo sobre tradições entre Brasil e Moçambique. Os nossos convidados são José Carlos Dias Ferreira e Domingos Arcanjo António Nhampinga. A atividade será mediada pela artista-pesquisadora Luísa Magaly.

José Carlos Dias Ferreira pesquisa Estudos Afro Brasileiros, Jogos Africanos e Afroetnomatemática. É professor do IFBaiano Campus Uruçuca, onde coordena o AFROLab. É membro do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas (NEABI – IFBaiano Campus Uruçuca) e do Grupo de Estudo em Educação Matemática e Cultura (EMCult – UESC).

Domingos Arcanjo António Nhampinga é natural do Moçambique, da província de Zambézia. É doutorando do Programa de Pós Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia – UFBA e sua pesquisa tem foco no ensino da matemática a partir dos jogos tradicionais.


Data: 05 de outubro de 2019
Horário: 12h00 às 17h00
Local: Casa do Benin – Baixa dos Sapateiros, 7 – Pelourinho, Salvador – BA

Entrada gratuita

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: